Conhecendo o MetaTrader

Já ouviu falar em robôs investidores? Conheça um pouco mais sobre esta tendência.

Conhecendo o MetaTrader

O MetaTrader é uma das principais plataformas para trading multimercado. Isso porque existem milhares de pessoas ao redor do mundo usando a ferramenta para o mercado de câmbio (Forex) e Ações. É possível usá-la para fazer análise técnica, para criação de sistemas automáticos de negociação e até para copiar transações de outros traders. Além de visualizar gráficos de preços para detectar oportunidades de compra e venda, também é possível operar de forma independente de operação humana, a partir de configurações prévias de estratégias.

A primeira versão do produto foi desenvolvida em 2005 e de lá para cá ela só tem evoluído. Não só em relação às funcionalidades, mas também em quantidade de usuários ativos. No Brasil, algumas das principais corretoras autorizadas pela B3 já suportam a plataforma. XP, Modal Mais, Clear, Rico e outras já possuem a estrutura necessária para operar com a ferramenta. Fornecem o software para que os clientes pessoa física possam se beneficiar do Metatrader.

Como funciona?

O sistema é licenciado para que as corretoras e estas oferecem a plataforma para seus clientes. Muitas vezes sem custo adicional. Ele tem uma arquitetura cliente-servidor, onde o servidor é gerenciado pela corretora.

O investidor tem acesso ao sistema cliente, que conecta no servidor através de um usuário e uma senha. A maioria das corretoras disponibilizam servidores de teste (ou demo), que não tem impacto na conta do cliente e servem para aprendizado, treinamento e teste. Além disso, possuem servidores de produção, para quem quer operar no “mundo real”.

O Metatrader pode ser instalado e ser utilizado em um computador pessoal ou em dispositivos móveis, como smartphones. Isso dá bastante flexibilidade na utilização da plataforma. Outro ponto importante da ferramenta é a segurança. A comunicação entre o software cliente, utilizado pelo investidor, e o servidor mantido pela corretora, possui os dados criptografados. Além disso, é possível o uso de assinaturas digitais, diminuindo ainda mais o risco de fraude.

Benefícios

Um levantamento da MetaQuotes Software Corp., empresa criadora e responsável pelo Metatrader, identificou 7 milhões de pessoas utilizando a plataforma ao redor do mundo. O tamanho dessa comunidade é uma das principais vantagens da ferramenta. Além de encontrar material para aprendizado e fóruns de discussão, existem um mercado de indicadores técnicos e robôs de negociação, comercializados de maneira similar a uma loja de aplicativos. É possível, por exemplo, alugar robôs de um trader ou especialista específico, e obter os retornos das negociações realizadas através deles.

A loja atualmente possui mais de 1.500 robôs e permite pesquisa por popularidade e preço, entre outros tipos de filtro. Além disso, a ferramenta dá liberdade para que você aprenda e faça seu próprio robô. Assim, pode usar a sua estratégia e, caso seja interessante, pode comercializá-la. E a segurança desse marketplace é garantido pela própria MetaQuotes.

Outra vantagem do uso de robôs é a possibilidade de operar de forma independente do investidor. Depois de definida, configurada e testada a sua estratégia, você pode colocar em produção e não precisa ficar o dia todo acompanhando os trades. Você pode literalmente ganhar dinheiro enquanto vive sua vida.

No vídeo abaixo é possível ver em detalhes estas e outras informações:

Comentários